O San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA) apresentou o projeto do escritório norueguês Snøhetta para a nova expansão do Museu. A ampliação transforma o atual edifício projetado por Mario Botta. O projeto prevê o aumento das circulações públicas, galerias flexíveis e navegação intuitiva.
O novo projeto aborda o terreno físico urbano de San Francisco, uma série de escadas e plataformas conduzem o visitante para dentro do museu, reproduzindo as conexões e as circulações típicas da cidade, tais como trilhas, escadas e terraços. O crescimento das rotas e caminhos tentar incentivar as rotas de pedestres e proporcionar mais vida as ruas, enquanto que as galerias no nível térreo convida os usuários a entrar no Museu.
Novos acessos abertos para o novo edifício da cidade em cada fachada. Duas entradas principais levam os visitantes a um espaço central público que acessa a todas as galerias.
O uso do vidro, esplanadas exteriores com novas esculturas e jardins procuram abrir o edifício à cidade e reforçar o compromisso com a comunidade.
“A navegação intuitiva” é o conceito de que é feito nesta área das galerias de quase 130.000 m2 , o dobro da área atual.
Uma variedade de espaços educativos interagem diretamente em todo o edifício. A proposta contempla também uma grande galeria multifuncional com programas educativos, espaços para apresentações e eventos especiais. O projeto flexível e a iluminação permitirá que o museu realize qualquer tipo de exibição.
O desafio não era pequeno, era quase o dobro do tamanho atual do museu, que lembramos, é um ícone pós-moderno da cidade, obra do suíço Mario Botta.
A continuação deixamos este vídeo feito por Snohetta e MIR e que o mesmo San Francisco MoMA anunciou através de seu canal no YouTube. Aproveitem e lembre-se que estamos atentos aos seus comentários.